martes, 12 de enero de 2010

Departamento de Química da Universidade do Minho

"Vamos Kimikar" inicia mais uma edição

O Departamento de Química da Universidade do Minho inicia hoje, dia 13 de Janeiro, mais uma edição da iniciativa "Vamos Kimikar".
A primeira sessão vai contar com a participação dos alunos de uma turma do 8.º ano da Didáxis, do Vale de S. Cosme, que a partir das 14h30, irão realizar experiências nos laboratórios do departamento.

Uma vez que a Química está presente no quotidiano das pessoas, sob as mais diversas formas, é essencial demonstrar como está Ciência pode explicar muitos fenómenos que nos rodeiam. Assim, esta actividade tem como principais objectivos motivar os alunos do Ensino Básico para a Química, através da execução de experiências, desenvolver a autonomia na realização de experiências e despertar o interesse dos mais novos pela interpretação e compreensão de reacções químicas.

Neste âmbito, o "Vamos Kimikar" acolherá alunos do 8 e 9º ano, que vêm ao Departamento de Química realizar experiências devidamente programadas e montadas para o efeito.

Os alunos visitantes serão organizados em diversos grupos de três elementos que realizarão as actividades em regime de rotatividade. Os resultados das experiências obtidos por cada grupo serão interpretados e discutidos em conjunto com o apoio dos docentes e investigadores, orientadores da actividade.

A actividade inclui ainda uma visita guiada às instalações da Universidade no Campus de Gualtar, nomeadamente ao Pavilhão Desportivo e ao laboratório do Serviço de Apoio Informático à Aprendizagem (SAPIA).

As dezasseis sessões que compõem a 4ª edição do "Vamos Kimikar" decorrerão à quarta-feira à tarde, entre os meses de Janeiro e Junho de 2010, já se encontram todas ocupadas por escolas oriundas de Braga, Guimarães, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Apúlia e Ponte de Lima. Apesar das sessões já estarem todas agendadas, as escolas interessadas em visitar o Departamento de Química da UMinho poderão ainda fazê-lo através de inscrição nas Olimpíadas de Química Júnior 2010, que decorrerão a 17 de Abril. As inscrições nesta actividade podem ser efectuadas até ao final deste mês de Janeiro.

fuente: universia

No hay comentarios: